Em nossa Casa sempre observamos a preocupação dos Guias com a saúde das pessoas, sempre nos lembrando que temos que cuidar de nossa mente e de nosso corpo, procurando ter uma vida equilibrada nos campos mental, espiritual e físico.
Como sabemos muitas doenças do corpo físico originam-se nos desequilíbrios emocionais, nos sentimentos represados e nas descompensações afetivas. Assim, quando a alma adoece, o corpo adoece.
Os mecanismos inconscientes estão muito presentes no sistema mente / corpo. Muitas doenças e sintomas que se manifestam no corpo físico tiveram sua origem no emocional doente.
Afora todo estresse a que somos submetidos na vida diária, acumulamos em nosso plexo e chacras energia proveniente de questões internas não resolvidas que gera sentimentos desequilibrados. Esses sentimentos alimentam pensamentos negativos, pessimistas e desesperançados que inundam nossa mente, baixando nossa vibração psíquica/espiritual.
A possível conseqüência desse processo é o aparecimento de sintomas ou doenças físicas, uma vez que toda essa carga energética é direcionada para o corpo físico.
Na maioria das vezes não prestamos atenção a essa associação corpo e mente. E muitas vezes procuramos cuidar do corpo esquecendo-nos da principal fonte de origem de nossas enfermidades: a alma doente.
Por isto é que os centros de Umbanda realizam periodicamente trabalhos de passes espirituais, onde as entidades atuam para restaurar o equilíbrio e a saúde daquele ser em seus diversos níveis.
Em nossa Casa realizamos este trabalho quinzenalmente e temos presenciado resultados fantásticos nas pessoas que nos procuram nas giras das terças feiras, onde temos a oportunidade de ver os Caboclos de Umbanda atuando na área da saúde através dos passes.
Lembrando sempre da máxima “Orai e Vigiai”, no sentido de olharmos com mais atenção como anda nosso mundo interno, nossos pensamentos e que direção estamos dando à nossa vida, pois é indispensável para a nossa saúde termos a consciência da importância do equilíbrio energético/espiritual para lidar com esse processo que abre as portas do corpo físico para uma variedade de doenças.