terça-feira, 26 de abril de 2016

Salve os Caboclos de Umbanda!

Na gira especial do dia 30 de abril, estaremos agradecendo e homenageando essas entidades tão importantes dentro do Movimento Umbandista.

São Espíritos muito presentes nos terreiros, que se apresentam de maneira forte e vibrante, manipulam com mestria as forças da natureza e utilizam as ervas por ela oferecida no auxilio da saúde e equilíbrio de ser.

Estas Entidades com suas falanges estão presentes na maioria das vibrações dos Orixás cultuados pela Umbanda e cada Entidade tem, na sua forma de apresentação, as características relacionadas às linhas em que atuam. Uns são mais falantes, outros menos, uns se movimentam mais em seus médiuns, alguns trabalham de forma mais suave que outros e assim por diante.

Mas o que importa é o trabalho maravilhoso que realizam seja na área de orientação, saúde ou proteção.   

A incorporação que marca o início da Umbanda através do médium Zélio Fernandino de Moraes em 1908, foi de um Caboclo que na época se apresentou como Caboclo das Sete Encruzilhadas, pois para ele não haveria caminhos fechados.

Quando falamos em Caboclos estamos falando também das Entidades que se manifestam como Caboclas na Umbanda, que desenvolvem um trabalho maravilhoso. Essas Entidades estão mais presentes nas linhas sob o comando de Orixás “femininos”. Muitas são bastante conhecidas como a Cabocla Jurema, Cabocla Indaiá, Cabocla Iara, Cabocla Jandira e tantas outras.


Estas Entidades comandam a maioria dos terreiros de Umbanda, Em nossa casa temos o comando Vibratório do Sr. Caboclo Sete Flechas, Entidade da linha de Oxóssi, que vem ao longo dos anos com o seu modo sereno nos ensinando e nos conduzindo dento deste caminho de crescimento chamado Umbanda.  

Aguardamos todos vocês na Gira dedicada a essas Entidades que, será realizada no sábado dia 30 de abril às 19h em nossa Casa.





sábado, 23 de abril de 2016

Pai Ogum


Algumas datas estão muito presentes na Umbanda, e sem sombra de dúvida ,23 de abril é uma delas.
Ogum que é o batalhador, o vencedor de demandas, é sincretizado com São Jorge, o Santo Guerreiro, padroeiro e patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia e Lituânia e talvez o santo mais popular em grande parte do Brasil.
Este grande Orixá, atua em diversas áreas com os seus exércitos combatendo  o submundo astral, neutralizando suas correntes negativas.
Ogum comanda no mundo das energias os Exus, que como "BATEDORES", abrem os caminhos para os seus guerreiros.
Ogum desempenha sérias funções em nosso planeta e dentro da nossa Umbanda.
Precisamos sempre desenvolver o Espírito de Ogum em nosso interior, pois é muito importante para vencermos os nossos conflitos, medos e limitações.

Saudamos Pai Ogum e todo seu exército, que trabalha para o equilíbrio e proteção de nosso planeta. Que seus emissários estejam sempre em nossos terreiros nos ensinando e revitalizando a nossa Fé.