Algumas pessoas procuram os terreiros de Umbanda pensando que ao se consultarem com uma Entidade, esta poderá fazer uma magia e resolver todos os problemas e dificuldades que estão enfrentando., como se tudo pudesse ser resolvido com a realização de um trabalhinho.
Por isso é sempre bom lembrar que a Umbanda não realiza mágicas nem ilusionismos, e que a grande transformação que as Entidades tentam realizar é a de que as pessoas realizem a magia interior, onde o ser humano procura transmutar sentimentos ruins em bons sentimentos, como a ira em paciência, o receio em esperança, a soberba em humildade, etc., para que possam encontrar paz interior.
Magia fascina as pessoas e já presenciamos muitas serem realizadas pelos guias, sempre no intuito de ajudar alguém.
Lembramos sempre a todos que a magia não é boa nem má, depende da vontade de quem a realiza e que quando uma pessoa pede uma magia má direcionada a alguém, deve lembrar que há leis que regem o universo e que esta energia irá retornar mais cedo ou mais tarde ao seu ponto de origem, acrescentada da dor causada ao seu semelhante.
Sugerimos que ao irem a um terreiro, o façam com o coração limpo sabendo que serão auxiliados por amigos que só querem o seu crescimento, e que não vão vender ilusões e prometer mágicas em suas vidas.