segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Os Pretos Velhos

Abra Meu Terreiro
Abra Meu Congá
Chegou Maria Conga
Que Aqui Veio Trabalhar

Todos os anos realizamos em novembro a gira especial dos Pretos Velhos, Entidades que escolheram esta forma tão cativante de se apresentarem para nos lembrar que temos que ter paciência e humildade.

Milhares de espíritos trabalham nestas falanges se utilizando de nomes como Vovô, Vovó, Tios, Tias, Mães, Pais e outros, sempre nos orientando, nos acalentando.

Escolhemos uma destas Entidades para falarmos um pouco.

Vovó Maria Conga ,uma das Pretas Velhas mais conhecidas não só nos Terreiros de Umbanda como em todos os seguimentos espirituais. Acreditamos que esta Entidade representa muito bem todas as que atuam na Linha de Yorimá.

Uma das histórias de encarnações associadas a nossa querida Vovó Maria Conga conta sua passagem pelo Brasil.

“Nasceu na África, em 1792. Junto com a família, chegou ao Brasil num navio negreiro, em 1804, desembarcando na Bahia. Separada dos pais e dos irmãos, foi vendida para um senhor de engenho em Salvador e batizada com o nome de Maria da Conceição.

Aos 18 anos, chegou a Magé após ser vendida para um alemão no porto de Piedade.

Com 24 anos, foi vendida novamente. Desta vez, para o conde alemão Ferndy VonScoilder. Maria Conga ganhou a liberdade 11 anos depois.

Aos 35, ela fundou o quilombo para proteger os refugiados. Aos mais próximos, contava ter sido estuprada pelo senhor de engenho e que ele tinha tomado o corpo dela, mas não a alma. Morreu em 1895. Em 1988, Magé proclamou Maria Conga heroína da cidade.

Esta guerreira se encontra sepultada na Igreja de N.Sra.da Piedade de Inhomirim em Magé, onde ainda existe sua certidão de óbito 5/10/1895.


Frase de Maria Conga..
"Capturaram meu corpo , mas minha alma seguirá Livre pela eternidade"


.

Existem outras histórias de vidas passadas desta Entidade que também contam sua trajetória no Brasil.



No Dia 08 de novembro estaremos realizando a Gira especial em agradecimento a todas estas entidades que se mostram amorosas e ao mesmo tempo forte, mas sempre com palavras de muito amor e fé.