Sempre no mês de novembro realizamos em nossa casa a ultima gira especial do ano, a não menos importante gira dos Pretos Velhos.
Estas Entidades são queridas e importantes dentro da Umbanda. Nesta data a gira é toda dedicada ao trabalho realizado por estes verdadeiros mestres do conhecimento humano, estes orientadores ou, como são chamados por muitos, os “psicólogos” do pobre.
Desde 1908 ,na implantação da Umbanda, estas Entidades estão presentes. Consta que na primeira sessão realizada no dia 16 de novembro de 1908, manifestou-se um Preto Velho de nome Pai Antonio, que com palavras de muita sabedoria e humildade conquistou a todos que estavam presentes. Foi também Pai Antonio que trouxe o primeiro ponto cantado da Umbanda e também uso do cachimbo e das guias. Esta Entidade foi a última a parar de manifestar no Médium Zélio.
No Centro de Umbanda Caminhos de Luz, temos muito carinho e respeito por todas as Entidades que atuam na Linha de Yorimá como Pretos Velhos, Pais, Tios, Tias, Mães, Vovós e Vovôs.
São humildes mandingueiros que, sentados em seus tocos pitando seus cachimbos, vêm nos orientar, nos aconselhar e nos auxiliar na cura dos males do corpo e da alma com suas palavras e rezas.
Normalmente os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea. Em nossa casa procuramos realizar esta homenagem em novembro, mês de comemoração de Zumbi.