quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Gira dos Pretos Velhos

Sempre no mês de novembro realizamos em nossa casa a ultima gira especial do ano, a não menos importante gira dos Pretos Velhos.

Estas Entidades são queridas e importantes dentro da Umbanda. Nesta data a gira é toda dedicada ao trabalho realizado por estes verdadeiros mestres do conhecimento humano, estes orientadores ou, como são chamados por muitos, os “psicólogos” do pobre.

Desde 1908 ,na implantação da Umbanda, estas Entidades estão presentes. Consta que na primeira sessão realizada no dia 16 de novembro de 1908, manifestou-se um Preto Velho de nome Pai Antonio, que com palavras de muita sabedoria e humildade conquistou a todos que estavam presentes. Foi também Pai Antonio que trouxe o primeiro ponto cantado da Umbanda e também uso do cachimbo e das guias. Esta Entidade foi a última a parar de manifestar no Médium Zélio.

No Centro de Umbanda Caminhos de Luz, temos muito carinho e respeito por todas as Entidades que atuam na Linha de Yorimá como Pretos Velhos, Pais, Tios, Tias, Mães, Vovós e Vovôs.

São humildes mandingueiros que, sentados em seus tocos pitando seus cachimbos, vêm nos orientar, nos aconselhar e nos auxiliar na cura dos males do corpo e da alma com suas palavras e rezas.

Normalmente os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea. Em nossa casa procuramos realizar esta homenagem em novembro, mês de comemoração de Zumbi.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia 15 de Novembro Dia da Umbanda

A nossa Umbanda está fazendo 105 anos de implantação no mundo físico, é uma data importante, pois foi a implantação de um projeto elaborado no astral, para criar uma religião que atenderia todos a que a ela recorressem, independente de cor, posição social e até de credo religioso.

Esta religião também visa resgatar os conceitos da lei de Deus e a união do homem com o Divino, de uma forma sólida e consciente, pois a Umbanda não
prega o fanatismo religioso.

A Entidade de maior expressão na implantação desta religião que nasceu em solo brasileiro é o Sr. Caboclo Sete Encruzilhadas, que através de seu médium Zélio Fernandino de Moraes, veículo escolhido e preparado para esta imensa missão, implantou e consolidou um novo culto chamado Umbanda.

Nossa religião que é nova em nosso mundo vem crescendo, e o mais importante vem se moldando de acordo com as mudanças que ocorrem no planeta, por não ser codificada Ela acompanha a evolução e realiza as transformações necessárias para realizar a sua função no planeta.

Sabemos que temos que amadurecer e melhorar muito, para que a Umbanda cumpra sua missão e resgate do Religare.

Temos que comemorar o reconhecimento de nossa religião, e nos orgulharmos de ser Umbandistas, pois o verdadeiro Umbandista não explora a dor do próximo, auxilia sempre que for necessário sem esperar nenhum tipo de reconhecimento por isto.

Parabéns e obrigado Zélio, por nos deixar a base de uma religião criada sobre os princípios da igualdade.


Parabéns para todos os Umbandistas, que fazem parte deste terreiro chamado planeta Terra.