segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Receita da Felicidade

Sabemos que todo ano é composto de momentos felizes e momentos menos felizes.
Esperamos que este ciclo que termina tenha sido proveitoso, que tenhas conseguido realizar muitas coisas e mudar tantas outras, pois, como na escola, cada ano entramos numa sala de aula para receber novas matérias importantes para o nosso crescimento, conhecer os novos professores que nos auxiliarão no que for permitido para que tenhamos um ano produtivo e conhecer novos colegas de jornada, os quais passam a fazer parte de nossa caminhada evolutiva.
É importante que cheguemos ao fim do ano com nossa parte realizada da melhor forma que formos capazes de fazê-lo, que assimilemos o maior número de conhecimentos que pudermos e que
auxiliemos todos aqueles que foram colocados em nosso caminho para que pudéssemos ajudar no seu crescimento.
Gostaríamos de terminar este ano de 2013, transmitindo uma receita que foi passada neste informativo no ano de 2005, e que achamos importante repeti-la:

Receita para um panetone da felicidade

Ingredientes

1 xícara de amizade
2 xícaras cheias de compreensão
1 xícara de humildade
1 copo grande transbordando de alegria
1 pitada de bom humor
1 colher de fermento de personalidade cristã

Preparo

Meça as palavras cuidadosamente. Acrescente compreensão,
humildade e paciência, misturando tudo com muito amor. Não
deixe esfriar. A temperatura ideal é a do coração. A receita não
falha. Se alguém não gostar é porque tem o paladar estragado e
precisa consultar o quanto antes um médico chamado

Jesus

É importante que o panetone seja dividido em 365 porções, para
que você e todos os seus possam todos os dias
do próximo ano saboreá-lo.


Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Gira dos Pretos Velhos

Sempre no mês de novembro realizamos em nossa casa a ultima gira especial do ano, a não menos importante gira dos Pretos Velhos.

Estas Entidades são queridas e importantes dentro da Umbanda. Nesta data a gira é toda dedicada ao trabalho realizado por estes verdadeiros mestres do conhecimento humano, estes orientadores ou, como são chamados por muitos, os “psicólogos” do pobre.

Desde 1908 ,na implantação da Umbanda, estas Entidades estão presentes. Consta que na primeira sessão realizada no dia 16 de novembro de 1908, manifestou-se um Preto Velho de nome Pai Antonio, que com palavras de muita sabedoria e humildade conquistou a todos que estavam presentes. Foi também Pai Antonio que trouxe o primeiro ponto cantado da Umbanda e também uso do cachimbo e das guias. Esta Entidade foi a última a parar de manifestar no Médium Zélio.

No Centro de Umbanda Caminhos de Luz, temos muito carinho e respeito por todas as Entidades que atuam na Linha de Yorimá como Pretos Velhos, Pais, Tios, Tias, Mães, Vovós e Vovôs.

São humildes mandingueiros que, sentados em seus tocos pitando seus cachimbos, vêm nos orientar, nos aconselhar e nos auxiliar na cura dos males do corpo e da alma com suas palavras e rezas.

Normalmente os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea. Em nossa casa procuramos realizar esta homenagem em novembro, mês de comemoração de Zumbi.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia 15 de Novembro Dia da Umbanda

A nossa Umbanda está fazendo 105 anos de implantação no mundo físico, é uma data importante, pois foi a implantação de um projeto elaborado no astral, para criar uma religião que atenderia todos a que a ela recorressem, independente de cor, posição social e até de credo religioso.

Esta religião também visa resgatar os conceitos da lei de Deus e a união do homem com o Divino, de uma forma sólida e consciente, pois a Umbanda não
prega o fanatismo religioso.

A Entidade de maior expressão na implantação desta religião que nasceu em solo brasileiro é o Sr. Caboclo Sete Encruzilhadas, que através de seu médium Zélio Fernandino de Moraes, veículo escolhido e preparado para esta imensa missão, implantou e consolidou um novo culto chamado Umbanda.

Nossa religião que é nova em nosso mundo vem crescendo, e o mais importante vem se moldando de acordo com as mudanças que ocorrem no planeta, por não ser codificada Ela acompanha a evolução e realiza as transformações necessárias para realizar a sua função no planeta.

Sabemos que temos que amadurecer e melhorar muito, para que a Umbanda cumpra sua missão e resgate do Religare.

Temos que comemorar o reconhecimento de nossa religião, e nos orgulharmos de ser Umbandistas, pois o verdadeiro Umbandista não explora a dor do próximo, auxilia sempre que for necessário sem esperar nenhum tipo de reconhecimento por isto.

Parabéns e obrigado Zélio, por nos deixar a base de uma religião criada sobre os princípios da igualdade.


Parabéns para todos os Umbandistas, que fazem parte deste terreiro chamado planeta Terra.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Estamos Fazendo a Nossa Parte?



No ano de 2005 escrevemos em nosso informativo O Caminho uma matéria falando do desperdício e da fome.

Esperávamos que quando retornássemos a este tema  fosse para anunciar a extinção da fome em nosso planeta. Infelizmente em outubro deste ano saiu o relatório da ONU que mostra a  existência de 842 milhões  de pessoas passando fome no mundo. 
  
         Apesar do  estudo feito mostrar uma queda de 2010 quando este número era de 868 milhões, e no Brasil caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões ainda é algo inadmissível que em pleno século 21 ainda estejamos fazendo senso sobre a fome no mundo. 

Estamos falando de famintos, pessoas que não têm o que comer, para nós pode parecer uma realidade distante e que não temos responsabilidade sobre este fato, que isto é um problema dos governantes dos países. 

 É um grande engano pensarmos desta maneira, não interessa se o maior número de pessoas que passam fome é no continente Africano, que a fome aumentou nos países ricos devido a crise econômica, que se os governantes quisessem acabariam com a fome. Nenhuma destas justificativas fará com que não tenhas culpa por omissão se tiveres a possibilidade de auxiliar uma única pessoa para que esta não passe fome. 

         A população estimada do Brasil é de 200 milhões de habitantes, será que com um pouco de solidariedade não conseguiríamos  acabar com a fome de 13,6 milhões de pessoas?

Será que independente de credo religioso, raça, sexo e ideologia, não caberia olharmos estas pessoas chamadas de famintos como nossos semelhantes e atuarmos para mudar esta realidade?   

Para aqueles que se dizem cristãos, é inadmissível ficar indiferente diante desta realidade, não adianta falar que “estou saciando a fome através da pregação da palavra de Deus”. Estas pessoas precisam de comida física e não de alimentos para a alma, se quisermos falar de Deus para eles, precisamos antes dar o exemplo do que falamos.

Vamos arregaçar nossas mangas, sair de nossa zona de conforto e agir para extinguirmos de uma vez por todas a fome no nosso Brasil e no nosso planeta.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Religiosidade auxilia na cura de problemas de saúde?



Estudos realizados em universidades brasileiras e estrangeiras mostram a importância da crença religiosa na vida e principalmente na saúde das pessoas.

“Pesquisa do Dr. Harold Koenig, do Departamento de Psiquiatria e Medicina do Centro Médico da Universidade Duke, Carolina do Norte publicada no Southern Medical Journal, vol.97, Number 12, Dec 2004, revelou que crenças e práticas religiosas estão associadas com:”

· Melhor funcionamento do sistema imune encontrado em 5 de 5 estudos.
· Menores taxas de morte por câncer 5 estudos em 7.
· Menos doença cardíaca ou melhores resultados cardíacos 7 em 11.
· Menor pressão arterial 14 em 23.
· Colesterol mais baixo 3 em 3.

Em outro do Impacto da Religião Sobre a Saúde de 2005, foram obtidos os seguintes dados científicos quanto à importância da religião específicos para a Saúde Mental:

· Bem-estar, esperança e otimismo: 90 entre 114 estudos.
· Propósito e significado na vida: 15 entre 16.
· Menos depressão e mais rápida recuperação: 60 entre 93.
· Taxas de suicídio mais baixas: 57 entre 68.
· Menos ansiedade e medo: 35 entre 69.
· Maior satisfação e estabilidade marital: 35 entre 38.
· Maior suporte social: 19 entre 20.
· Menos abuso de substância: 98 entre 120.

Se as pessoas, que têm uma crença religiosa mostram um melhor funcionamento de seu campo físico e mental, podemos dizer que a religião auxilia na cura. Claro que estamos falando de religiões que não exploram a fé e a dor do próximo.

No terreiro vemos a saúde a nível mental, físico e espiritual. Temos a visão que muitos problemas a nível físico iniciaram a nível espiritual causado por algum desequilíbrio no campo mental da pessoa em algum momento de sua existência.

Quando o problema já está a nível físico tem que ser tratado através da medicina, que também deve ser vista como algo de Deus, pois toda a evolução terrena tem seu início no reino espiritual, mas isto não impede que a pessoa procure auxílio em sua crença religiosa seja ela qual for. Estas duas vertentes devem caminhar juntas, pois o objetivo é um só: restabelecer a saúde da pessoa.


Vamos enfrentar qualquer contratempo em nossa saúde com tratamento adequado e com muita fé e aumentaremos muito a chance do resultado ser favorável.

sábado, 31 de agosto de 2013

Gira Especial das “Crianças

Quando chega o mês de setembro automaticamente os terreiros de Umbanda já se preparam para uma das festas mais bonitas  existente dentro da ritualística, é um momento mágico que ocorre uma vez ao ano.
É o momento de interação das crianças encarnadas com a Umbanda , através das Entidades que atuam na Vibração de nosso Pai Yori, é um momento mágico onde no campo vibratório do terreiro se sente alegria e amor, pois não está carregado com os problemas, medos , etc que os adultos trazem. É o dia da magia em seu mais puro conceito, que só pode ser movimentada em um ambiente de alegria, descontração e felicidade.    
As Entidades que se manifestam com a roupagem fluídica de Crianças e chegam de maneira extremamente peculiar, muitas vezes pulando, batendo palmas, cantando, e se apresentam como Joãozinho, Pedrinho, Mariazinha, Ritinha, Aninha, Paulinho, Cosminho, Rosinha, entre outros. São verdadeiros mestres da magia e em suas consultas atuam de forma bem natural e espontânea, independente do assunto que é tratado, transmitindo toda verdade que tem que ser dita ao consulente de forma alegre, e são excelentes ouvintes.
Outra particularidade que notamos no trabalho realizado por estas Entidades ao longo dos anos, é que se preocupam muito com a proteção e a saúde de nossas crianças, e que por terem um total domínio sobre a magia, a utilizam sempre em nosso beneficio, se nos esforçarmos em manter o nosso coração e a nossa mente o mais puros possível, evitando sentimentos de ódio, raiva, rancor, mágoa etc. e retirarmos de nossa mente pensamentos como vingança, inveja, etc.
Vamos comemorar juntos com as “Crianças” da vibração do Orixá Yori que podemos traduzir como Vibração da “Potência dos Puros”.
Tragam seus filhos e netos no sábado dia 14 de setembro às 16h para serem recebidos por estas Entidades tão importantes na Umbanda

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Já melhorou mas tem que acabar:

Estamos vivendo o terceiro milênio, e todos esperavam uma grande evolução por parte da humanidade, onde preconceitos e discriminações seriam coisas do passado.


Infelizmente ainda convivemos com a ignorância das pessoas, e de pequenos grupos “religiosos” que se esforçam para manter vivo o preconceito contra a Umbanda. Nossa religião, juntamente com as religiões de matrizes africanas, até a década de sessenta era tratada pelo mesmo código que cuidava de contravenções e na década de quarenta chegou a constar como “inimigos do catolicismo”.

O crescimento da Umbanda, incomodou muitas pessoas e conta que chegou a ser criado em 1952 um Secretariado Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com o objetivo de enfrentar o crescimento do número de fiéis da Umbanda e demais “cultos mediúnicos”. Tal subdivisão foi denominada de Secretariado Nacional de Defesa da Fé”

Há relatos que em 1957 um religioso deu a seguinte declaração numa entrevista concedida a uma rádio em Porto Alegre.

“A Umbanda é a revivescência das crendices absurdas que os infelizes escravos trouxeram das selvas de sua martirizada pátria africana. Favorecer a Umbanda é involuir, é aumentar a ignorância, é agravar doenças.”

Mais tarde os ataques contra Umbanda seriam mais intensos por parte de algumas igrejas neopentescostais, que iriam desde manifestações até violência contra os templos.

Citamos alguns fatos de discriminações sofridas pela Umbanda, mas sabemos que as religiões e os religiosos evoluíram e acreditamos que em sua maioria não exista mais esta ignorância em seus líderes. O que ainda ocorre são pequenas células que aos poucos vão perdendo sua força.

Não pedimos que ninguém aceite nossa visão religiosa, pois sabemos que a liberdade de manifestar o pensamento é garantida por lei e fundamental para a democracia.

O que nós não gostaríamos é que tivéssemos que ter criado uma lei e depois um dia (21 de janeiro - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa) para lembrar às pessoas que discriminar é errado, que todos têm o direito de seguir uma religião ou não seguir nenhuma.

Esperamos que ainda neste milênio todo o planeta conviva e respeite as diferenças, pois em nome das religiões muitos ainda morrem devido à intolerância.



“Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.



Declaração Universal dos Direitos Humanos - artigo 18:

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Uma Gira Brindada com Visitas.

No dia 22 realizamos a gira especial do Srs Exus, os Guardiões de Umbanda. Foi uma Gira muito bonita, onde as pessoas tiveram a oportunidade de escolher a Entidade que gostariam de conversar e receber a mensagem necessária para o seu crescimento.

Nesta Gira em especial tivemos visitas importantes, que enriqueceram o trabalho com suas presenças e mediunidades.

O Médium Túlio dirigente do Terreiro Cabana da Humildade acompanhado de sua esposa e Mãe Pequena Angélica e seu Médium Rogério somaram à nossa corrente e deram às pessoas a oportunidade de se consultarem com os seus Guardiões.

Túlio Alves é o Pai no Santo do médium dirigente do Centro de Umbanda Caminhos de Luz, e é sempre muito gratificante quando temos a oportunidade de tê-lo em nossa casa trazendo sua energia e sabedoria para a nossa Gira.

Obrigado pela visita e aguardamos pela próxima oportunidade de trabalharmos juntos.

sábado, 15 de junho de 2013

Salve o povo da Umbanda Sem Exu Não Faz Nada...

Como todos os anos, no mês de junho estaremos realizando a segunda gira especial de 2013, a gira de assistência dos Exus.

É um trabalho muito especial, temos muito carinho em prepará-lo para que as pessoas possam interagir com a energia de Exu e conversar com as Entidades que desempenham trabalhos tão importantes para a nossa evolução no mundo da matéria.

A concepção errônea de que Exu é uma entidade ligada ao mal, que vendia seus favores a quem o presenteasse sem se preocupar se era justo ou não, está mudando tanto dentro dos terreiros quanto na comunidade que os freqüenta.

Esta mudança de percepção dos trabalhos realizados por Exu nos alegra muito, pois nós,médiuns de terreiro que tanto aprendemos com estas Entidades , ficamos muito tristes quando alguma pessoa vem até os Exus pedir algum tipo maldade.

Sabemos que a Umbanda está em constante evolução e que logo toda esta visão distorcida dos Guardiões e do trabalho por Eles realizado desaparecerá, tornando-se coisa do passado.

No sábado, dia 22 ,estaremos realizando este trabalho em homenagem aos Exus, agradecendo por toda proteção, orientação e ensinamentos que deles recebemos.

domingo, 5 de maio de 2013

Vamos Avaliar?

Estamos quase chegando ao meio do ano. Este informativo já é o das atividades dos meses 05 e 06. Será que não seria um ótimo momento para avaliarmos este primeiro período do ano de 2013, e vermos se estamos crescendo, mudando e principalmente evoluindo?

Procure ver como você se comportou diante das dificuldades e contrariedades que teve que enfrentar neste período. Teve mais paciência, foi mais humilde, soube pedir desculpas quando necessário, aprendeu a ouvir mais?

Se a maioria das respostas desta pequena avaliação demonstrou um crescimento, realize uma segunda avaliação. Pergunte se estas mudanças foram de coração e se esta nova forma de encarar as dificuldades que estão presentes em nosso caminho para nos auxiliar em nosso amadurecimento o deixa mais feliz.

Este questionamento final é importante, toda mudança interior só deve ser realizada se a pessoa estiver pronta para dar este passo. Esta nunca deve ser feita porque a sua religião assim exige, o que seria falso, pois estaria guardando suas raivas, mágoas e rancores e criando uma figura falsa de uma pessoa tolerante, humilde e tranqüila.

Na Umbanda aprendemos que o nosso campo mental é responsável por várias coisas que vão desde nossa saúde física até ser a matriz para a nossa evolução tanto no mundo físico como no espiritual.

Então não adianta tentarmos mentir, pois só estaremos nos prejudicando e seremos cobrados por isso. É como esconder o remédio embaixo da língua por ser amargo e falar que tomamos. Só estaremos prejudicando a nós mesmos.

Não devemos dar passos que não estamos prontos para dar e muito menos cobrar isso de outra pessoa, mas devemos lembrar que ganhamos esta oportunidade de evoluirmos através da matéria e não podemos nos acomodar e nem desviar o objetivo principal de nossa existência que é o do crescimento do Ser .

Por isso uma sugestão é: não perca tempo e não tenha medo de mudar.

A Umbanda, assim como toda religião que é praticada de forma séria, estará sempre auxiliando no que for permitido para que o Ser Espiritual cumpra a sua missão com o maior êxito possível.

Invista em você, vale sempre a pena, o retorno é certo.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Saravá os Caboclos e Caboclas de Umbanda

Caboclo, Caboclo

Ele é Filho da Guiné

Se seu Pai é Rei, Príncipe ele é!


Como todos os anos iniciamos as giras de assistência especiais com o trabalho dos Caboclos. No sábado dia 13 de abril estaremos realizando este trabalho em agradecimento a estas entidades que trabalham nos terreiros de Umbanda utilizando a forma de Caboclos para se apresentarem.

Esta forma de apresentação tão importante, pois simboliza várias coisas como a força e o desprendimento que temos que ter, homenageia a raiz indígena tão importante em nossa história. Inclusive muitos Caboclos de Umbanda se apresentam com nomes indígenas como o grande Sr Caboclo Tupinambá.

Estas Entidades não necessariamente tenham que ter sido um índio em uma das suas reencarnações para atuarem hoje na Umbanda com esta forma de apresentação.

No dia 13 estaremos realizando os trabalhos com estes mestres chamados de Caboclos na Umbanda, que trazem uma bagagem milenar de conhecimento em diversas áreas, e por amor vêm nos auxiliar em nossa jornada evolutiva, para que não fracassemos.

Saravá todos os Caboclos de Umbanda, que tragam cada vez mais sua força e seu conhecimento para a nossa Umbanda.

terça-feira, 5 de março de 2013

2013 Vamos Trabalhar

Todas as atividades da casa já estão sendo realizadas: as giras de assistência, os trabalhos de passes e o atendimento com Reiki .

Esperamos poder auxiliar a todos os que nos procurarem. Claro que isto ocorre dentro de determinadas regras e limitações. Uma das características da Umbanda é a de não enganar as pessoas fazendo falsas promessas.

Na parte de orientação com os Guias nas Giras de assistência, para as pessoas que os procuram, fica bem claro que a sua função é de nos auxiliar em nossa jornada terrena, e nunca de tomar as decisões por nós.

Às vezes escutamos uma pessoa sair falando que o Guia que a atendeu não disse o que ela devia fazer em relação a uma questão em sua vida, que havia mostrado opções, mas sem especificar qual ela deveria seguir.

Deus nos deu a inteligência e o livre arbítrio, com isto Ele está dizendo “filhos pensem e ajam”, pois só assim é que poderemos crescer e aprender.

Vamos errar e vamos acertar. São direitos que temos dados pelo Criador, e se tentarmos passar nossas decisões para os Guias que mérito teremos conquistado em nossa jornada evolutiva?

Por isso quando sentar na frente de um Guia saiba que ele está ali para lhe auxiliar no que lhe for permitido fazer sem ferir seu livre arbítrio.

Já nos trabalhos que são voltados para a área de saúde, lembramos sempre que alcançar através do passe a cura total de uma doença depende de fatores tais como merecimento, fé e carma.

Nós trabalhamos sempre almejando a cura das pessoas, mas estes fatores independem de nossa vontade, muitas vezes este benefício é alcançado, pois Deus sempre quer o melhor para nós. O que ocorre é que a visão de Deus é total enquanto a nossa é altamente limitada, e o que entendemos como melhor para nós pode não ser; às vezes uma doença no corpo pode ser um remédio para o espírito.

Mas nossa função é trabalhar e acreditar que podemos ser úteis. No caso da área de saúde sempre é bom lembrar que o tratamento espiritual não substitui nenhum outro tratamento que a pessoa esteja realizando.

O Centro de Umbanda Caminhos de Luz acredita sempre que a Umbanda é feita de verdades, e por mais difícil que esta possa parecer, será sempre melhor que uma mentira.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

2013 Yorimá-Obaluaê

A vibração predominante no ano de 2013 será a do Orixá Yorimá (Obaluaê) o Senhor Primaz da Energia Telúrica, cujo astro que está relacionado a esta vibratória é o Planeta Saturno, o segundo maior de nosso sistema solar.

Esta é a vibração em que atuam as entidades que se manifestam como Pretos Velhos, as nossas Vovós, Pais, Vovôs que tanto nos ensinam com suas palavras e exemplos.

Podemos fazer de 2013 um ano de amadurecimento espiritual. Esta vibração, como dizem, nos ajuda a separar o joio do trigo e esta separação começa com a reformulação de nossos conceitos para que possamos crescer e assumir o nosso papel e responsabilidade no mundo em que vivemos.

O senhor da terra pode nos ajudar a cuidar de nossa plantação e se soubermos selecionar as sementes, cuidar

do plantio e repartir a colheita, com certeza teremos um ano de crescimento e abundância.

Não podemos esquecer que a colheita é obrigatória; todo o resto depende de nós para que aconteça como desejamos.

Muitas pessoas temem o nome Obaluaê e o vêem somente como o Senhor da doença e da morte.

Nós o vemos como o Orixá da transformação e se analisarmos, a morte nada mais é que transformação e certas doenças são necessárias para que o ser Humano reflita sobre o seu papel nesta casa Planetária ou pelo menos junto à sua família e também Obaluaê é o Orixá da cura.

Por isto não vamos ter uma visão que será um ano de doenças e terremotos, vamos ver como um ano de curas e abundância de fraternidade entre as pessoas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Retorno das Atividades

Estamos retornando com muita alegria e saudades de todos às atividades do Centro de Umbanda Caminhos de Luz.

Temos certeza que teremos um ano de muitas alegrias e desafios pela frente

Como nos foi passado pelas Entidades o ano de 2013 será um ano de transformações, um ano em que teremos que reformular os nossos conceitos constantemente e teremos mais do que nunca transformar nossas palavras em atitudes.

Sábado, dia 19 de fevereiro, estaremos iniciando mais um ciclo de aprendizado que são as giras de assistência, onde todos juntos, médiuns e público, terão a oportunidade de aprender e receber as orientações necessárias para que o ano de 2013 seja um ano produtivo, de crescimento interior, de superação e que possamos cada vez mais descobrir e acreditar na centelha divina que existe dentro de todos nós.
Feliz 2013 para todos