quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Adeus 2012

Estamos chegando ao fim de mais um ciclo de atividades do Centro de Umbanda Caminhos de Luz e também ao fim de mais um ano de vitórias, conquistas, aprendizado, momentos felizes e momentos menos felizes.


Se pararmos para refletir, os anos que temos a oportunidade de vivenciar como seres encarnados são sempre repletos de bênçãos, que na maioria das vezes esquecemos de reparar e valorizar.

Deus sempre coloca o que precisamos em nosso caminho para sermos felizes em nossa jornada, mas compete a nós enxergarmos, e isto às vezes se torna muito difícil se colocamos o nosso negativismo, a nossa falta de fé, o nosso comodismo e tantas outras coisas ruins para comandar o foco de nossa existência.

Se analisarmos, a passagem do ano não modifica nada externamente, tudo continua como no dia anterior, pois para modificarmos as coisas temos que construir as mudanças necessárias dia após dia, e esta mudança tem obrigatoriamente de se iniciar com a modificação do foco que damos à nossa vida.

Temos que sair do comodismo e eliminar a indiferença aos problemas de nossos semelhantes. Vamos realmente, no dia primeiro, iniciar um ano não de promessas, mas de atitudes. A sua estrada evolutiva só depende de você para ser trilhada e tudo que queremos mudar em nossa vida tem que se iniciar com mudanças interiores.

Quem quer ter um ano maravilhoso terá que construí-lo dia a dia, mas pode ter certeza que nesta empreitada nunca se esta só. Cristo Jesus sempre caminha ao nosso lado quando despertamos para os seus ensinamentos.

O Centro Caminhos de Luz deseja a todos um despertar maravilhoso em 2013, e que possamos caminhar juntos para construir um planeta mais justo onde haja o respeito e a fraternidade entre os seres.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Umbanda = Amor

A Umbanda sem sombra de dúvida vem evoluindo a largos passos. Hoje contamos no meio umbandista com pesquisadores sérios, grandes escritores, casas iniciáticas que promovem grupos de estudo da doutrina, já temos até uma faculdade de Teologia Umbandista.

Tudo isto é fundamental para a evolução da Umbanda. Esta religião, por não ser codificada, não fica engessada a conceitos arcaicos e está sempre aberta às mudanças, que cada vez ocorrem com mais velocidade em nossa casa planetária.

Nós temos o privilégio de fazer parte desta Religião que tem seus fundamentos em conhecimentos milenares, e que ao mesmo tempo está sempre atualizada nas mais diversas áreas como ciência, filosofia, cultura, etc.

Temos que tomar cuidado para não nos tornarmos “profissionais” da religião e tornar os terreiros em salas de atendimento. Temos que ter cuidado com os títulos, com a soberba, com a vaidade, doenças que podem corroer os alicerces dos terreiros.

Junto com toda esta avalanche de conhecimento temos de lembrar e transmitir que a viga mestra da Umbanda continua sendo o amor incondicional ao próximo, que ela é uma religião que não tem nenhum tipo de preconceito, que trata todos que a procuram com amor e igualdade.

É importante sempre lembrarmos em nossas casas que um dos motivos da implantação da Umbanda foi que o ser humano tinha quebrado até o grande nivelador universal que é a morte, pois até nos espíritos se colocavam títulos e discriminavam entidades por sua aparência fluídica. A Umbanda veio com os seus Caboclos e Pretos Velhos lembrar que somos todos iguais e temos que amar ouvir e servir a todos que pudermos.

Saravá o amor.

Saravá Umbanda