terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Términa de Mais Um Ciclo de Aprendizado

Chegamos ao termino de mais um ano e foi um prazer termos tido a oportunidade de conviver com todas as pessoas que passaram por nossa casa.
Foi mais um ano de alegrias, tristezas e realizações, mais o mais importante é que foi mais um ciclo de crescimento e aprendizado.
O Centro de Umbanda Caminhos de Luz deseja a todos um feliz natal e um ano novo de muito crescimento.

“Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!”

Autor Desconhecido

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tempo: nosso aliado ou nosso inimigo?


Em nossa passagem pelo mundo das formas, temos que procurar não desperdiçar o tempo que nos é concedido para que possamos aprender, evoluir e resgatar erros anteriores.
Temos a impressão de que o tempo corre de acordo com a nossa vontade e que sempre teremos tempo para realizar tudo no momento que desejarmos.
Doce ilusão.
Quando nascemos no mundo das formas, não temos consciência de quanto tempo nos foi dado para as nossas realizações, mas devemos ter certeza que a contagem regressiva para o nosso retorno ao mundo espiritual já iniciou, e é a este fato que devemos nos manter atentos, pois o tempo não espera por ninguém e não devemos desperdiçar um segundo que seja, pois este é único e não se repetirá.
Nos terreiros é comum vermos um Preto Velho pegar seu cajado e bater ao chão e falar para o consulente :
- Reparou, filho, que bati o cajado no chão?
O consulente responde afirmativamente.
- Pois é, filho, este ato já pertence ao passado. Como o tempo é rápido, né, filho.
Com este gesto simples, ele nos mostra a velocidade em que o tempo passa e que não podemos desperdiçá-lo, pois não temos como recuperar o tempo que passou. Devemos estar atentos para não perder mais tempo com preguiça, pois temos uma missão a cumprir e nos foi concedido um tempo para realizarmos nossas tarefas. Algumas oportunidades so cruzarão o nosso caminho uma vez.
Portanto, o tempo se torna nosso aliado se não o desperdiçarmos e o utilizarmos da forma mais produtiva possível, ou se torna o nosso grande “inimigo”, se não o aproveitarmos da melhor forma possível, deixando o comodismo e a preguiça tomarem conta de nós.
Como vemos, tudo depende de nossa escolha.
Saibamos optar.
Como nos lembram os nossos grandes
mestres, os Pretos Velhos, a preguiça é o descanso antes da fadiga.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os Caboclos de Umbanda

No sábado, dia 23 de outubro, será realizada nesta casa a gira de assistência dedicada aos Caboclos de Umbanda, estas entidades que com uma postura forte, de voz vibrante, trazem as forças da natureza para dentro dos terreiros.
O Centro de Umbanda Caminhos de luz se orgulha de ter como seu Dirigente Espiritual um Caboclo da vibração de Oxossi que trabalha com o nome de Caboclo Sete Flechas.
Estas Entidades atuam com muita propriedade na área da saúde através de passes e da utilização de ervas para banhos e chás. Quando nos referimos à saúde não a limitamos somente a área física, pois a Entidade vê o ser humano como um todo e o desequilíbrio pode ser no campo mental ou espiritual.
São entidades simples e de muita luz, que através de sua forma firme de trabalhar nos transmitem coragem, força e desprendimento para vencermos nossas batalhas diárias internas e externas, sempre de forma justa, e nos lembram até ao nos cumprimentarem, o que é feito com o ato de tocar os ombros, de que somos todos iguais.
Estas entidades utilizam a forma de apresentação de Caboclos, mas não necessariamente foram índios em uma das suas encarnações, elas atuam com esta forma que é uma das três ordenadas pela corrente astral de Umbanda simbolizando a simplicidade, o desprendimento, além da plenitude da força.
Convidamos a todos a participarem deste trabalho oferecido com muito amor a estas entidades que têm um papel fundamental na Umbanda.

Saravá os Pretos Velhos


No mês de novembro realizamos uma gira de assistência dedicada aos Pretos Velhos, a estas entidades que atuam na vibratória de Yorimá, que tanto nos transmitem paz e ensinamentos valorosos.
No dia 06, essas Entidades, que escolheram esta forma de se apresentarem para nos lembrar que temos que ter paciência e humildade em nossa jornada, estarão atendendo em nossa pequena casa com muito amor a todos que puderem vir, com suas palavras de fé e esperança, realizando suas poderosas rezas para ajudar nosso corpo e nossa alma.
Os Pretos Velhos, assim como todas as Entidades que atuam nas correntes astrais de Umbanda, confortam a todos sem nenhum tipo de descriminação ou julgamento; com sua voz pausada nos orientam e nos ensinam como pais, mostrando que de nada adianta fazer maldades, sermos egoístas ou termos sentimentos de vingança, pois isto impede que o amor entre em nossos corações.
Estes Magos de tão grande maturidade espiritual e sabedoria vêm nos orientar e ajudar a alcançarmos a evolução através do amor e simplicidade.

Homenagem

A Umbanda deixa de ter a presença física de sua grande filha Zilméia de Moraes que desencarnou no dia 16 de setembro de 2010, aos 95 anos, filha de Zélio de Moraes, médium responsável pela implantação da Umbanda através do Sr Caboclo das Sete Encruzilhadas
Quando Zélio estava com 55 anos de atividade mediúnica passou para suas filhas Zélia (desencarnou em 26.04.2000) e Zilméia a direção da Tenda Nossa Senhora da Piedade e mais tarde, com o desencarne do pai, elas assumiram também a Cabana de Pai Antonio
Mãe Zilméia,, como era chamada, deu prosseguimento ao trabalho de seu pai durante toda sua encarnação, dedicando sua vida à pratica da caridade, sempre com muita simpatia e simplicidade.
Mãe Zilméia, médium do Caboclo Branca Lua e da Preta-Velha Vó Tiana, que tantas pessoas ajudou e orientou, com certeza continuará trabalhando em prol da nossa Umban
da.

sábado, 24 de julho de 2010

A Dúvida

Muitas pessoas costumam procurar o Centro de Umbanda Caminhos de Luz impulsionados por um momento de dúvida que os aflige muitas vezes gerado pelo medo de errar, e procuram os Guias para que com sua sabedoria e experiência possam ajudar a solucionar a dúvida.
As dúvidas requerem respostas, porém, às vezes, não é possível uma solução definitiva no momento em que a pessoa deseja. Como sempre dizemos, os Guias não podem tomar decisões por nós; eles indicam o rumo para uma solução que nem sempre será definitiva.
Sempre teremos dúvidas, pois faz parte de nosso aprendizado e de nossa natureza humana. Sendo seres imperfeitos passaremos por elas e estas se tornarão objeto de reflexão necessário à nossa evolução. Não devemos ter medo de errar, através dos erros vamos adquirindo experiência.
Em nossas vidas nos deparamos com as dúvidas nas mais variadas questões, é normal as pessoas relacionarem a dúvida à falta de Fé; se não relacionarmos a palavra fé somente ao lado religioso fará sentido. A palavra dúvida quer dizer incerteza, vacilação sobre a realidade de um fato ou hesitação em tomar uma decisão e a palavra fé é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova , pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.
Por muitas vezes duvidamos de nós mesmos, de nossa capacidade de resolver ou enfrentar certas situações.

“Ao duvidar, ponho tudo em dúvida, inclusive a dúvida mesma”.

“A dúvida é o nosso poder de conceber que as coisas sejam de um outro modo que não aquele com que se nos apresentam num dado momento. A dúvida assenta-se numa suposição; ela requer e subentende o poder de supor”.

Gira das Crianças.


No Centro de Umbanda Caminhos de Luz realizamos mensalmente giras de assistência com a linha das Crianças, mas é um grande prazer a chegada do mês de setembro, quando é realizado um trabalho especial para os enviados da vibração de Yori.
Sabemos que algumas pessoas ainda não dão a devida importância ao trabalho realizado por estas Entidades, talvez por não conseguirem vê-las como vêem os Caboclos e Pretos-Velhos.
Isto ocorre por que associamos a forma de apresentação das entidades que atuam na vibração do Orixá Yori às crianças encarnadas que convivemos diariamente.
Temos muito a aprender com as Crianças na Umbanda para nos tornarmos puros de coração. Apesar de se apresentarem como crianças não deixam de ser verdadeiros magos que, além de movimentarem com mestria todos os elementos da magia, transmitem sempre com alegria belas e profundas mensagens para aqueles que os procuram.
No sábado, dia 25 de setembro, estaremos realizando a gira especial das Crianças.
este trabalho se inicia às 17h para que os pais possam trazer seus filhos para participarem deste momento de magia e alegria.
Aguardamos todos vocês.



Se todos tivessem olhos de Crianças não haveria mais guerras

terça-feira, 1 de junho de 2010

Os Guardiões dos caminhos

No dia 12 de junho realizaremos a Gira pública especial dos Srs. Exus, os Guardiões dos caminhos, os Emissários dos Orixás.
O trabalho realizado pelos Exus é mal compreendido pela maioria das pessoas que acham que eles fazem somente o mal em troca de presentes, quando na verdade eles executam a Lei, e a Lei é justa e implacável, absolvendo quem merece ser absolvido e punindo quem merece ser punido. Os Exus são executores da Lei e do Carma.
Por isso dizemos que Exu não faz o mal a ninguém; ajuda as pessoas sem pedir nada material em troca e sim que esta melhore, siga e pratique os ensinamentos de Deus, pois assim não devem temer a Lei.
Existe o Exu Orixá que trabalha ligado aos Orixás regentes de Umbanda e as entidades que trabalham nestas freqüências vibratórias que são espíritos (muitos não reencarnam mais).
Apesar de muitos exus trabalharem de forma bem descontraída, rindo e brincando com o consulente quando estão no Reino atendendo as pessoas que o procuram, eles realizam dentro das casas de Umbanda trabalhos importantíssimos, pois não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas e sim durante todas as outras giras: de Caboclos, Preto-velho, Crianças, trabalhos de passes, etc. Realizam a proteção do terreiro, da corrente mediúnica e dos consulentes, desfazem trabalhos e feitiços de magia negra, ajudam nos descarregos retirando os encostos e espíritos obsessores e os encaminhando para os planos afins.
Dentre os Sete Exus Chefes de Legião apenas um é de polaridade “feminina” que é Exu Pomba-Gira, que também é uma executora da Lei Cármica.
Elas são mestras em várias áreas, dominam as energias relacionadas à sexualidade, evitando que esta poderosa energia seja usada para fins destrutivos; são grandes conhecedoras do campo emocional e das fraquezas humanas.
É importante conhecermos um pouco do trabalho realizado pelos Exus da Corrente Astral de Umbanda, para que seja retirada de vez a imagem ruim que foi associada a eles.
Saravá Sr Exu que possamos ser sempre merecedores de sua proteção!

Com a Palavra o Sr Exu.

Como no mês de junho realizamos a gira em homenagem aos Sr Exus, selecionamos dentre as psicografias transmitidas aquelas das entidades que atuam como Guardiões na Corrente Astral de Umbanda.
Estas mensagens foram recebidas no grupo de psicografia Palavras de Luz que em muito breve nos brindará com o lançamento de um pequeno livro de mensagens das Entidades de Umbanda.

Chego na paz de Oxalá!

Há muito não somos tão amados assim, para muitos só temos o desprezo e a cobrança daquilo que não fizemos direito. Nem estudo sobre nós se ouvia falar. Graças às pessoas sérias que levam a Umbanda para todos aqueles que desejam conhecê-la, a visão sobre nós está sendo mudada.
É com o nosso senso de “girar” o mundo para que tudo ocorra como Zambi deseja, que nós agradecemos as luzes e preces recebidas de todos aqueles que nos vêem com amor.
Fazemos a justiça, tiramos doenças de acordo com as ordens de Zambi. Somos mensageiros sim: para a dor, para a alegria e para o amor. E é assim que queremos continuar a ser.
Agradecemos a todos o carinho e o respeito que nos foi dado.
Desejamos assim que Zambi na sua Luz Maior possa atender a todos no seu limite e os cubra com Sua imensa paz e amor, porque a nós é dada a permissão de cobrí-los para toda a proteção.
Que Oxalá os abençoe,

Exu Tiriri



Saravá Tupan,

Senhor de todo o universo.

Chego para fazer um questionamento a todos umbandistas ou não.
Vocês já se perguntaram se são merecedores dos pedidos que levam até os terreiros de Umbanda principalmente para nós os guardiões das energias, os senhores dos caminhos?
Todos os dias recebemos pedidos de auxilio nas mais diversas áreas e damos importância a todos eles desde o mais mesquinho ao mais nobre; não julgamos nenhum pois esta tarefa não nos cabe. Procuramos atender a todos dentro dos parâmetros da lei que rege o Carma.
Mas achamos que o ser humano deveria aprender a refletir antes de nos pedir algo.
Refletir sobre a importância do que está sendo pedido para si e para os outros, sobre o seu merecimento, sua capacidade de realização com o seu próprio esforço e sobre as formas de pedir.
É da natureza humana pedir, mas será que a sua natureza é somente humana?
Nós sempre auxiliaremos vocês mesmo que não acreditem em nossa existência, mas queremos ver o despertar da essência de cada um, o crescimento de cada espírito e para isto nós é que temos que pedir a vocês que permitam a vocês mesmos evoluírem e amadurecerem espiritualmente, pois isto só poderemos assistir e jamais realizar por vocês.
Saravá a todos
Saravá Umbanda
Saravá meu Pai.

Exu da Meia Noite

quarta-feira, 31 de março de 2010

Ritualistica

Dentro da Umbanda encontraremos uma grande diversidade de rituais, devido a umbanda não ser codificada , o que é uma grande vantagem pois, permite através desta pluralidade em sua ritualística atingir uma grande massa de pessoas que procuram o centro com que mais se identificam.
Devemos reparar se não são cometidos absurdos por certas pessoas em nome desta pluralidade. Todo terreiro deve ter a sua base no bom senso, na honestidade e do desinteresse material, o mais importante é que a casa seja voltada para a caridade. Se ela se utiliza ou não de atabaques, palmas, roupas rodadas, colares e etc, não torna a casa mais ou menos forte O que importa é a honestidade e o amor com que ela pratica a Umbanda.
Algumas diretrizes básicas da ritualística da Umbanda foram ditadas pelos mentores do médium Zélio Fernandino de Moraes em 1908, vejamos algumas delas:
·Os períodos de trabalho espiritual seriam chamados de sessões
· O atendimento seria gratuito
· Os cânticos deveriam ser baixos e harmoniosos
· As vestimentas brancas
· Proibição de sacrifícios de animais
· Não seriam utilizados atabaques, palmas. Capacetes, espadas, cocares, vestimentas de cor.
· As guias usadas são apenas as que determinam a entidade que se manifesta

Não devemos limitar nossa avaliação quando vamos a um terreiros somente o que os olho vêem, mais principalmente ao que sentimos com o coração quando recebemos a orientação de uma Entidade da Corrente Astral de Umbanda.

Páscoa Momento de Transformação


A Umbanda em geral não cultua a Quaresma, mas respeita qualquer manifestação pessoal ou coletiva neste sentido.
A palavra Quaresma vem do latim e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, quando os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão.
A festa da Páscoa é uma tradição judaica. Ela lembra a libertação dos hebreus que foram escravos no Egito.
A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia; o número quatro simboliza o universo material e os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na Terra, com suas provações e dificuldades. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública …
Cristo Jesus deixou durante toda a sua vida corpórea exemplos morais e ensinamentos sobre os quais devemos refletir, nos levando a um renascimento e crescimento espiritual.
A Páscoa simboliza a transformação, desde o desligamento do corpo carnal e seu retorno ao mundo Espiritual e sua ressurreição, mostrando que a vida é eterna mesmo com a morte física.

10 DE ABRIL DIA DE WORKSHOP

Estaremos realizando no sábado dia 10de abril das 14:30h às 17:30h o workshop Ajude-se Ajudando onde será oferecido as pessoas aplicações de de reflexologia podal que é um tratamento através de massagem nos pés e Quick Massagem que é feito em uma cadeira especial visando retirar a tensão e revigorar a corrente sanguínea, estas técnicas serão realizadas por profissionais da área de massoterapia.
Pedimos a contribuição de 02 latas de leite em pó ou um cobertor para serem distribuídos a pessoas carentes e instituições assistenciais.
Não perca esta oportunidade e participe.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Retorno das Atividades

Estamos iniciando mais um ciclo de trabalhos e aprendizados. Devemos iniciar o ano de 2010 com muito otimismo, procurando aumentar nossa fé e nossa força de vontade para vencermos as dificuldades que aparecerem em nosso caminho para nos testarem. Devemos lembrar sempre que Deus é amor, é um Pai que quer que seus filhos sejam felizes e Ele nunca fará nada para que soframos.
Sabemos que para seguirmos os ensinamentos de Cristo Jesus, não podemos limitar o nosso trabalho somente a realizações de giras públicas, temos que procurar aplicar os ensinamentos que nos são transmitidos em nosso dia a dia seja em nossas casas, no trabalho, nos hospitais, creches e em todos os lugares que possamos ser úteis.
Todos os anos comentamos de como o ano passou rápido; será que estamos aproveitando da melhor maneira o tempo que nos é dado para evoluirmos, será que estamos sendo realmente úteis? Esperamos que neste ano que se inicia possamos sair de nosso egoísmo e realizar o nosso papel no universo, pois estamos aqui para realizar a nossa parte nos planos de Deus.
O Centro de Umbanda Caminhos de Luz deseja que todos possam ter um ano de crescimento e de realizações, que possamos estar sempre prontos a ajudar nossos irmãos no que for possível, pois somos filhos de um único Pai.

A prioridade da vida não é Ter e sim Ser.
Busquem a felicidade, ela não está nos bens materiais, ela está no equilíbrio, na paz, no Ser.
Encontre-os e assim então encontrarás a saúde que é a principal alegria de viver.
Que Oxalá os abençoe.”

Caboclo Sete Flechas

Vênus o Regente de 2010

Vênus é o planeta Regente do ano de 2010 no calendário ocidental.
É o 2.º planeta do sistema solar e também o mais próximo da Terra. Visto da Terra, é o astro mais luminoso, depois do Sol e da Lua. É a primeira "estrela" a brilhar ao anoitecer, e é chamado popularmente de Estrela Vésper, Estrela Vespertina, Estrela Matutina, Estrela d'Alva ou Estrela do Pastor.
Este planeta está relacionado à vibração da linha de Oxossi , o SENHOR DA DOUTRINA, o Orixá do auto conhecimento, o Orixá da introspecção. Tem a missão de transmitir aos seres espirituais, tanto encarnados ou desencarnados, o caminho a ser seguido para a sua evolução. Procura despertar o ser através da inteligência e das emoções, fazendo com que substituam sentimentos e pensamentos vis por sentimentos e pensamentos nobres.
Ao desenvolvermos a energia de Oxossi estaremos aperfeiçoando o nosso auto conhecimento e assim estaremos preparados para aprender e aplicar os ensinamentos de Deus.

Giras de Passes


No dia 09 de março retornam as giras de passes que são realizadas às terças feiras, quinzenalmente, às 20h30min.
Este trabalho dirigido pelo Sr. Caboclo Pedra Preta visa harmonizar as pessoas a nível energético, procurando manter o campo vibratório do ser mais equilibrado evitando assim muitas doenças. Neste trabalho são realizados além dos passes, tratamentos de cromoterapia, quando há indicação das Entidades.