sábado, 21 de fevereiro de 2015

Ser Umbandista

Alguns frequentadores de nossa Casa nos questionam que  apesar do crescimento e da procura pelas pessoas dos terreiros de Umbanda, este aumento praticamente não reflete no levantamento do último Censo.

Nós acreditamos que vários fatores podem influenciar nos números da pesquisa realizada.

Primeiro porque muitas pessoas que frequentam os terreiros não são umbandistas, mas procuram o auxílio dos terreiros, mesmo que estas visitas sejam periódicas, permanecendo em suas religiões de origem, o que é uma opção delas.

Outra questão e esta sim nos deixa muito tristes, é que muitos umbandistas, alguns inclusive membros de correntes, têm vergonha de assumir sua religião de forma pública. Essas pessoas quando são perguntadas sobre seu credo falam de forma muito encabulada que são “espiritas”, ao invés de terem orgulho de falarem que são umbandistas.

Na última pesquisa oficial (2010) a Umbanda representava 0,2% com 407.331 adeptos declarados. Em nossa cidade (Brasília), tivemos um pequeno crescimento no número de pessoas que se autodeclararam como adeptas da religião passando de 3.071 em 2000 para 3.331 em 2010.

 Sabemos que estas pesquisas não refletem o universo real que vemos em nosso dia a dia, mas com certeza é um dado importante e devemos trabalhar sempre com seriedade e honestidade para termos cada vez mais orgulho de nossa Umbanda querida que não explora a Fé e muito menos a dor das pessoas para aumentar o seu rebanho.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Retomando as atividades em 2015


O Centro de Umbanda Caminhos de Luz retoma suas atividades públicas a partir deste sábado 07 de fevereiro.

Na gira de abertura realizada na terça dia 03 (trabalho fechado), o Guia dirigente da casa Sr Caboclo Sete Flechas, orientou que até o mês de abril o calendário da casa sofrerá alterações.

Passando a ser realizado um menor numero de trabalhos públicos por mês(conforme calendário ao lado). Os horários permanecem os mesmos.
Qualquer nova alteração será comunicada


Sejam todos bem vindos ao Centro de Umbanda Caminhos de Luz