segunda-feira, 2 de junho de 2014

Os Guardiões de Umbanda

No dia 21 de junho, realizaremos a gira especial dos Srs. Exus, os senhores da magia, do movimento, dos entrecruzamentos vibratórios. Exu é o Orixá de ligação entre os homens e o divino, o que o coloca mais próximo dos homens. É o guardião dos caminhos, soldado dos pretos-velhos, caboclos e crianças, o executor da Justiça Kármica, guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas.

Estas são apenas algumas atribuições de Exu, que infelizmente ainda é tão mal compreendido e aceito pelas pessoas.

Sentimos muito quando vemos notícias de verdadeiras barbaridades feitas pelos homens serem atribuídas a Exu; esta ignorância  gera uma visão distorcida desta Entidade que desempenha funções tão importantes e porque não dizer fundamentais para a existência e manutenção de nossa casa planetária e para a nossa evolução.

Infelizmente, muitas casas de “Umbanda” cultuam esta imagem de Exu para mantê-lo como algo a ser temido, como se fosse a personificação do mal.
Lembramos que esta visão distorcida afeta tanto os Exus de polaridade masculina como o Exu Pomba-Gira, que por falta de conhecimento, muitos pensam que esta poderosa guardiã é uma prostituta astral.

Como uma entidade que tem tantas responsabilidades, que carrega a responsabilidade de serem os executores da lei do Karma, e que dentro dos terreiros desfazem trabalhos e feitiços de magia negra, retirando espíritos obsessores e os encaminhando para os planos afins, que nos auxiliam em tudo o que puderem, sempre respeitando o merecimento de cada um, pode ser um ser tão mau?

É importante que se conheça o trabalho realizado pelos Exus da Corrente Astral de Umbanda, para que seja retirada esta imagem ruim a Ele associada.

Gostaríamos de terminar esta matéria com duas mensagens de Exus recebidas no Grupo Palavras de Luz que são de grande valia, pois podemos começar a conhecer um pouco mais estas Entidades

            Saravá Sr Exu que possamos ser sempre merecedores de sua proteção e orientação!

Chego na paz de Oxalá!

            Há muito não somos tão amados assim, para muitos só temos o desprezo e a cobrança daquilo que não fizemos direito. Nem estudo sobre nós se ouvia falar. Graças às pessoas sérias que elevam a Umbanda para todos aqueles que desejam conhecê-la, a visão sobre nós está sendo mudada.
            É com o nosso senso de “girar” o mundo para que tudo ocorra como Zambi deseja, que nós agradecemos as luzes e preces recebidas de todos aqueles que nos vêem com amor.
            Fazemos a justiça, tiramos doenças de acordo com as ordens de Zambi. Somos mensageiros sim, para a dor, para a alegria e para o amor. E é assim que queremos continuar a ser.
            Agradecemos a todos o carinho e o respeito que nos foi dado.
            Desejamos assim que Zambi na sua Luz Maior possa atender a todos no seu limite e os cubra com sua imensa paz e amor.   
Que Oxalá os abençoe,

                        Exu Tiriri


Saravá Tupan,

            Senhor de todo o universo.
            Chego para fazer um questionamento a todos, umbandistas ou não.
            Vocês já se perguntaram se são merecedores dos pedidos que levam até os terreiros de Umbanda, principalmente para nós os guardiões das energias, os senhores dos caminhos?
            Todos os dias recebemos pedidos de auxílio nas mais diversas áreas e damos importância a todos eles desde o mais mesquinho ao mais nobre, não julgamos  nenhum pois esta tarefa não nos cabe. Procuramos atender a todos dentro dos parâmetros da lei que rege o Carma.
            Mas achamos que o ser humano deveria aprender a refletir antes de nos pedir algo.
            Refletir sobre a importância do que está sendo pedido para si e para os outros, sobre o seu merecimento, sua capacidade de realização com o seu próprio esforço, sobre as formas de pedir.
            É da natureza humana pedir, mas será que a sua natureza é somente humana?
            Nós sempre auxiliaremos vocês, mesmo que não acreditem em nossa existência. Mas queremos ver o despertar da essência de cada um, o crescimento de cada espírito. Para isto, nós é que temos que pedir que permitam a vocês mesmos evoluírem e amadurecerem espiritualmente, pois isto só poderemos assistir e jamais realizar por vocês.

            Saravá a todos
            Saravá Umbanda
            Saravá meu Pai.


                                   Exu da Meia Noite