quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ogunhê

Algumas datas estão muito presentes na Umbanda devido ao sincretismo feito de Santos Católicos com os Orixás. Este sincretismo foi importante nas senzalas para que os escravos pudessem cultuar suas divindades e não sofrer os castigos dos feitores.

Na implantação da Umbanda o sincretismo foi importante para que houvesse uma maior compreensão e aceitação da nova religião.

Hoje em dia devido há uma pluralidade dentro do universo da Umbanda, e isso é fundamental para sua existência, pois as pessoas procuram os terreiros conforme a sua identificação e afinidade com determinada casa.

Muitas casas mantêm o sincretismo presente em seus calendários e rituais, lembrando que este sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil.

No mês de abril temos um dos mais fortes sincretismos da Umbanda, o de São Jorge e Ogum. Muitos terreiros na madrugada do dia 23 de abril realizam a alvorada de Ogum, onde são tocados os clarins em homenagem ao Orixá Guerreiro de Umbanda. Neste dia em muitas Casas são realizadas giras especiais para a Vibração do Orixá Ogum.

Uma das sete Tendas fundadas pelo Sr Caboclo das Sete Encruzilhadas é a Tenda Espírita São Jorge. Fundada em 15/02/1935 sob o comando de Ogum Timbiri, fica no bairro de Vila Isabel no Rio de Janeiro

O Centro de Umbanda Caminhos de Luz apesar de não seguir o sincretismo entre os Orixás e Santos Católicos, respeita e acredita que esta ligação não é ao acaso, pois esta palavra não existe no universo.

Saudamos o Grande Pia Ogum e todo seu exército de almas, que trabalham para o equilíbrio e proteção de nossa casa planetária. Que seus emissários estejam sempre em nossos terreiros nos ensinando e revitalizando a nossa Fé.


E também ao grande espírito que foi São Jorge, que nos mostrou, através de seu exemplo, que  independente de qualquer perseguição e discriminação religiosa, devemos ser fiéis à nossa fé.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Okê Caboclo

Este ano realizaremos a Gira Especial dos Caboclos no dia 05 de abril. Esta gira já faz parte do calendário anual da casa, como um dos trabalhos mais aguardados pela corrente, pois além do Centro de Umbanda Caminhos de Luz ter sido criado e dirigido pelo Sr Caboclo Sete Flechas, a maioria dos Médiuns tem como o seu Guia de Cabeça (entidade responsável pela trajetória mediúnica da pessoa na Umbanda) um Caboclo.
Em nossa casa estas entidades estão muito presentes em diversos trabalhos que realizamos como as giras de passes realizadas às terças - feiras (quinzenalmente), nos trabalhos fechados de psicografia onde recebemos um enorme número de mensagens repletas de ensinamentos ditadas por Caboclos que atuam na Corrente Astral de Umbanda.  
Devemos lembrar também que a Entidade “responsável” pela implantação da Umbanda em 1908 através do médium Zélio Fernandino de Moraes foi um Caboclo que utilizou o nome de Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Estas Entidades tão importantes dentro da Umbanda também atuam nos mais diversos reinos e níveis  astrais ajudando a manter o equilíbrio e a saúde do nosso planeta, do qual tanto judiamos.
Que os Caboclos de Umbanda continuem sempre a nos orientar e nos proteger com suas flechas.


Caboclo venceu demanda
Para o povo de Umbanda
Na ponta da sua flecha
Quando veio de Aruanda
Venceu…
Caboclo venceu…
No fundo da mata virgem
Oxalá gritou
- Esse filho é meu!!!
- Esse filho é meu!!!