quarta-feira, 5 de março de 2014

Vamos ser tolerantes?

Grandes problemas vividos por nós no século 21 estão ligados à falta de tolerância. Se as pessoas aplicassem a tolerância na maioria das situações do dia a dia poderíamos evitar muitos conflitos que vivenciamos.

Vejamos o que significa a tolerância em uma sociedade: “Do ponto de vista da sociedade, a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo.”

Só esta frase basta para refletirmos se estamos sendo pessoas tolerantes; se aceitamos as pessoas que pensam e agem diferente do que gostaríamos.

Temos que respeitar as diferenças culturais, religiosas, a diferença de valores que existem nos mais diversos grupos sociais do nosso planeta .

A intolerância está presente também dentro da estrutura familiar. Em muitos casos dentre os membros da família existe uma grande dificuldade de aceitação das diferenças de pensamento e atitudes dos membros que a compõem.

É normal vermos pessoas que se dizem tolerantes se modificarem totalmente quando são contrariadas, às vezes em uma simples conversa, por seu ponto de vista não ser aceito,  se desequilibram totalmente podendo se tornar até violentos.

Quem somos nós para nos julgarmos pessoas mais evoluídas e detentoras da verdade absoluta?  Existe um Ser que com certeza é o mais tolerante de todos, pois respeita as diferenças e a liberdade de cada um de nós para podermos evoluir e cumprir nossa tarefa em nossa casa planetária.

Em 2014 vamos nos policiar se estamos sendo realmente tolerantes, até mesmo conosco.