sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saravá Sr Exu

      
         No sábado dia 09 de junho estaremos realizando mais uma gira especial para os Exus, estas entidades espirituais que são tão importantes dentro da corrente astral de Umbanda devido às diversas funções que desenvolvem.
         Tentar compreender o trabalho de um Exu Guardião é algo muito difícil, pois são seres dotados de inúmeras e seríssimas tarefas em nosso mundo planetário. Estas entidades estão presentes no momento do nosso nascimento e no momento do nosso desencarne, com isso podemos dizer que Exu nos acompanha durante toda a nossa jornada terrena nos auxiliando quando permitimos.
         Nos Templos Umbandistas, é a entidade espiritual encarregada da guarda vibratória e da proteção espiritual da casa, dos Médiuns e de todas as pessoas que ali vão procurar ajuda e Exu sempre as auxilia de alguma forma. Gostamos de lembrar sempre que o critério que rege Exu é a justiça e que esta entidade não faz o mal.
          Vamos juntos agradecer a estas entidades que, com o seu jeito franco e direto e muitas vezes de forma brincalhona, tanto nos ensinam e nos auxiliam em nossa jornada terrena.
          No sincretismo religioso, Exu é associado a Santo Antônio e comemorado no dia 13 de junho. O santo guerreiro do exército português também é considerado o santo mensageiro. Diversas orações tradicionais de Santo Antônio dizem: “Ele nos guia no bom caminho”. E na Umbanda, Exu é o senhor dos caminhos e dos entrecruzamentos.
         Que Exu nos proteja em nosso caminho, para que possamos trilhá-lo com segurança.

Saravá Sr Exu!

Laroiê Exu!