domingo, 29 de abril de 2012

Um Pouco da Nossa História.

           Vamos falar um pouco do surgimento de nossa casa, o Centro de Umbanda Caminhos de Luz que nasceu a partir de um trabalho que era realizado semanalmente na sala do apartamento do médium dirigente e que veio sendo somado com a participação de outras pessoas que se identificavam com o trabalho que ali estava nascendo. Vamos conversar um pouco com o médium Marco, dirigente da casa, para conhecermos um pouco mais da história da criação desta casa.

Como eram feitos os trabalhos em sua casa?

              Inicialmente só trabalhávamos eu e minha esposa Zulene. As giras eram às quartas feiras a partir das 20:00h. Colocávamos um banquinho no canto da sala de nosso apartamento com um copo de água e uma vela, naquela época recebíamos os Pretos Velhos que vinham nos ensinar e atender nossos filhos. Como éramos só nós dois enquanto um trabalhava o outro cambonava. Este atendimento só foi aberto ao público meses depois.

Ficou muito difícil quando começaram a vir pessoas de fora para o atendimento?

           Sim, era um pouco complicado, pois nosso apartamento era muito pequeno. Tínhamos que tirar os móveis da sala e colocá-los no quarto das crianças para termos espaço para as pessoas que iam em busca de orientação das entidades. Com o crescimento da procura começou a não comportar e a causar certo incômodo dentro de casa e no prédio em que morávamos.

A formação da corrente mediúnica se deu neste apartamento?

       Sim, a primeira médium a vir somar ao nosso trabalho foi nossa irmã Graça em 1990 e hoje é a Mãe Pequena da casa. Outros médiuns entraram nos anos seguintes, a maioria deles ainda permanece na casa.

Quando o Centro de Umbanda Caminhos de Luz foi criado?

        Em 1992 foi criada a pessoa jurídica e algum tempo depois os trabalhos foram levados para o nosso atual endereço, pois não havia a menor condição de seguirmos em nossa casa, a esta altura já havia mais médiuns na corrente e foi criado mais um dia de trabalho de aperfeiçoamento mediúnico e já tínhamos grupos de estudo de Umbanda. E nossa pequena sala não comportava mais a quantidade de atividades e o público que comparecia nos trabalhos de atendimento.
       Todos os passos que demos sempre foram com a orientação espiritual do Caboclo Sete Flechas, Guia dirigente desta casa, que tem hoje como objetivo não só realizar trabalhos espirituais de assistência, mas também de promover estudos da doutrina da Umbanda e trabalhos assistenciais.
      Estamos em constante amadurecimento mediúnico, e com certeza o Guia dirigente implantará novas metas e trabalhos para a casa, na medida em que estivermos prontos para realizarmos estas tarefas.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Os Caboclos de Umbanda


Neste ano de 2012 iniciaremos as giras especiais com o trabalho oferecido às entidades que atuam na Umbanda como Caboclos e Caboclas. Nas aberturas das giras de assistência lembramos sempre que nossa casa é dirigida pelo Sr Caboclo Sete Flechas entidade da vibratória do Orixá Oxossi, que ao longo desses anos nos trás ensinamentos e direciona os trabalhos do Centro de Umbanda Caminhos de Luz. Poucas pessoas têm a oportunidade de conversar com os Caboclos de Umbanda, sejam eles da Vibração de Oxalá, Oxossi, Ogum, Xangô ou de nossa mãe Yemanjá. Estas entidades muitas vezes são direcionadas mais para a área da saúde, para aplicação de passes, o que sem sombra de dúvida dominam com grande mestria. Mas é importante que se saiba que são mestres em diversas áreas, e trazem consigo um conhecimento milenar, que utilizam em nosso beneficio e de nossa casa planetária. No sábado dia 28 de abril às19h estaremos realizando uma gira especial de Caboclos. Realizamos este trabalho com um carinho muito especial em agradecimento a estas Entidades por tudo que nos auxiliam e ensinam.
Saravá todos os Caboclos e Caboclas de Umbanda