sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Preto Velho Chegou de Aruanda


Preto Velho senta no toco
Faz o sinal da cruz
Pede proteção a Zambi
Para os filhos de Jesus
Cada conta do seu rosário
É um filho que ali está
Se não fosse o Preto Velho
Eu não sabia caminhar


As entidades que se manifestam nos milhares de terreiros de Umbanda espalhados por este Brasil, se apresentando como Pretos Velhos, sentando em seus tocos e atendendo a uma infinidade de pessoas que os procuram, tratam cada um como um filho, demonstrando amor e carinho por cada um que senta a sua frente.
Suas orientações são riquíssimas de sabedoria e são sempre transmitidas no linguajar necessário para a compreensão do consulente.
As palavras utilizadas por estas Entidades são imantadas de amor e humildade e de uma sabedoria somente alcançada pelos espíritos que já atingiram uma maturidade, e se desprenderam de todos os falsos valores.
Estas entidades são procuradas pelos freqüentadores dos terreiros que trazem os mais diversos problemas e aflições e chegam em busca de alento e orientação.
Estaremos realizando no sábado dia 05 de novembro uma gira especial com os Pretos Velhos. Venham conosco interagir com estes mestres do conhecimento para que eles possam de maneira simples encher nossos corações de ânimo e amor para trilharmos o nosso caminho.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Caboclos - Simplicidade e Fortaleza


No dia 22 de outubro estaremos realizando a gira em agradecimento a estes Espíritos que trabalham na Umbanda com a roupagem fluídica de Caboclos, que com sua forma forte e vibrante de se manifestarem movimentam com mestria as forças da natureza para nos auxiliarem.
Estes espíritos ancestrais além de nos auxiliarem a cuidar de nossa saúde física, mental e espiritual transmitem, através de sua força, a coragem necessária para vencermos as dificuldades e superarmos os obstáculos que possam existir em nosso caminho.
O Centro de Umbanda Caminhos de Luz se orgulha muito de ter como dirigente o Sr Caboclo Sete Flechas, que tanto nos auxilia e nos ensina a ter coragem e persistir em nosso objetivo de auxiliar sempre dentro do caminho que escolhemos para servir.
Que os Caboclos das vibratórias de Oxossi, Oxalá, Ogum, Xangô, Yemanjá abençoem a todos e nos ajudem em nossas missões espirituais.

Apenas uma porta

A Umbanda tem apenas uma porta de entrada, muitos umbandistas devem ter ouvido esta frase quando entraram para as suas casas.
Esta frase se for mal compreendida ou utilizada de forma incorreta dá a impressão que a pessoa ao entrar para a Umbanda não poderá mais sair, que está assumindo um compromisso eterno. Alguns “dirigentes” a utilizam colocando medo em seu corpo mediúnico, como se um médium, ao querer sair de “sua casa” ou se afastar dos trabalhos mediúnicos, estaria assumindo um risco muito grande, e sua vida desandaria totalmente. Graças a Tupã este tipo de abordagem quase não existe mais na comunidade umbandista, porque é um contra senso para uma religião que prega o amor, a igualdade e a liberdade, fora que iria contra a lei universal do livre arbítrio.
Se interpretarmos esta frase da maneira correta, veremos que realmente a Umbanda tem uma única porta de entrada que é a porta do amor, e que por outra porta não se entra na Umbanda, pois servir a Deus só é possível se amarmos o que estamos fazendo e para quem estamos fazendo.
O médium pode sair da Umbanda na hora que achar que sua afinidade com o trabalho que é realizado acabar, mas mesmo assim pode continuar aplicando os conceitos ensinados pela Umbanda de amar a todos indiscriminadamente, fazer a caridade sempre que possível, ter humildade em seu coração e em suas atitudes com outros.
Temos que lembrar que nos terreiros de Umbanda os dirigentes, assim como os pais ,preparam seus filhos para o mundo e não para estarem presos a eles.
O nosso planeta é o grande terreiro e temos que ser mediadores todos os dias e não somente dentro dos templos construídos pelos homens.