sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tempo: nosso aliado ou nosso inimigo?


Em nossa passagem pelo mundo das formas, temos que procurar não desperdiçar o tempo que nos é concedido para que possamos aprender, evoluir e resgatar erros anteriores.
Temos a impressão de que o tempo corre de acordo com a nossa vontade e que sempre teremos tempo para realizar tudo no momento que desejarmos.
Doce ilusão.
Quando nascemos no mundo das formas, não temos consciência de quanto tempo nos foi dado para as nossas realizações, mas devemos ter certeza que a contagem regressiva para o nosso retorno ao mundo espiritual já iniciou, e é a este fato que devemos nos manter atentos, pois o tempo não espera por ninguém e não devemos desperdiçar um segundo que seja, pois este é único e não se repetirá.
Nos terreiros é comum vermos um Preto Velho pegar seu cajado e bater ao chão e falar para o consulente :
- Reparou, filho, que bati o cajado no chão?
O consulente responde afirmativamente.
- Pois é, filho, este ato já pertence ao passado. Como o tempo é rápido, né, filho.
Com este gesto simples, ele nos mostra a velocidade em que o tempo passa e que não podemos desperdiçá-lo, pois não temos como recuperar o tempo que passou. Devemos estar atentos para não perder mais tempo com preguiça, pois temos uma missão a cumprir e nos foi concedido um tempo para realizarmos nossas tarefas. Algumas oportunidades so cruzarão o nosso caminho uma vez.
Portanto, o tempo se torna nosso aliado se não o desperdiçarmos e o utilizarmos da forma mais produtiva possível, ou se torna o nosso grande “inimigo”, se não o aproveitarmos da melhor forma possível, deixando o comodismo e a preguiça tomarem conta de nós.
Como vemos, tudo depende de nossa escolha.
Saibamos optar.
Como nos lembram os nossos grandes
mestres, os Pretos Velhos, a preguiça é o descanso antes da fadiga.