quarta-feira, 31 de março de 2010

Ritualistica

Dentro da Umbanda encontraremos uma grande diversidade de rituais, devido a umbanda não ser codificada , o que é uma grande vantagem pois, permite através desta pluralidade em sua ritualística atingir uma grande massa de pessoas que procuram o centro com que mais se identificam.
Devemos reparar se não são cometidos absurdos por certas pessoas em nome desta pluralidade. Todo terreiro deve ter a sua base no bom senso, na honestidade e do desinteresse material, o mais importante é que a casa seja voltada para a caridade. Se ela se utiliza ou não de atabaques, palmas, roupas rodadas, colares e etc, não torna a casa mais ou menos forte O que importa é a honestidade e o amor com que ela pratica a Umbanda.
Algumas diretrizes básicas da ritualística da Umbanda foram ditadas pelos mentores do médium Zélio Fernandino de Moraes em 1908, vejamos algumas delas:
·Os períodos de trabalho espiritual seriam chamados de sessões
· O atendimento seria gratuito
· Os cânticos deveriam ser baixos e harmoniosos
· As vestimentas brancas
· Proibição de sacrifícios de animais
· Não seriam utilizados atabaques, palmas. Capacetes, espadas, cocares, vestimentas de cor.
· As guias usadas são apenas as que determinam a entidade que se manifesta

Não devemos limitar nossa avaliação quando vamos a um terreiros somente o que os olho vêem, mais principalmente ao que sentimos com o coração quando recebemos a orientação de uma Entidade da Corrente Astral de Umbanda.

Páscoa Momento de Transformação


A Umbanda em geral não cultua a Quaresma, mas respeita qualquer manifestação pessoal ou coletiva neste sentido.
A palavra Quaresma vem do latim e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, quando os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão.
A festa da Páscoa é uma tradição judaica. Ela lembra a libertação dos hebreus que foram escravos no Egito.
A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia; o número quatro simboliza o universo material e os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na Terra, com suas provações e dificuldades. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública …
Cristo Jesus deixou durante toda a sua vida corpórea exemplos morais e ensinamentos sobre os quais devemos refletir, nos levando a um renascimento e crescimento espiritual.
A Páscoa simboliza a transformação, desde o desligamento do corpo carnal e seu retorno ao mundo Espiritual e sua ressurreição, mostrando que a vida é eterna mesmo com a morte física.

10 DE ABRIL DIA DE WORKSHOP

Estaremos realizando no sábado dia 10de abril das 14:30h às 17:30h o workshop Ajude-se Ajudando onde será oferecido as pessoas aplicações de de reflexologia podal que é um tratamento através de massagem nos pés e Quick Massagem que é feito em uma cadeira especial visando retirar a tensão e revigorar a corrente sanguínea, estas técnicas serão realizadas por profissionais da área de massoterapia.
Pedimos a contribuição de 02 latas de leite em pó ou um cobertor para serem distribuídos a pessoas carentes e instituições assistenciais.
Não perca esta oportunidade e participe.