terça-feira, 8 de abril de 2008

Grupo de Estudos

O Centro de Umbanda Caminhos de Luz desde sua criação recebeu de seu dirigente Caboclo Sete Flechas a missão de criar grupos de estudo de Umbanda, para que fosse transmitido a todos que se interessassem um pouco de conhecimento da doutrina. Em agosto/2008 estaremos iniciando mais um grupo de estudo de Umbanda. Este curso básico que oferecemos visa transmitir, de uma forma bem simples, vários conceitos sobre Umbanda, esclarecendo um pouco sobre esta religião que, infelizmente, ainda é tão mal compreendida.

Uma Religião Monoteísta

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a umbanda é monoteísta, ou seja, cremos em um único Deus. Muitas pessoas pensam que na Umbanda se cultuam vários deuses pois confundem os Orixás como deuses. A palavra Orixá quer dizer Senhor da Luz, queremos dizer Luz Espiritual, são senhores de faixas espirituais, tonalidades espirituais ou vibrações. Os sete Orixás formam a coroa divina e estão abaixo do Ser SupremoComo em todas as religiões temos uma visão do Ser Supremo, tentaremos expor alguns conceitos que acreditamos, isto é muito difícil, pois tudo que se refere ao Supremo é quase que impossível de se explicar, é como exemplificar o algo totalmente ilimitado, pois ao tentarmos estaremos limitando ao nosso exemplo.Na Umbanda se usam diversos nomes como Supremo Espírito, DEUS, TUPÃ, ZAMBI, OLORUM. Temo-lo como de perfeição absoluta, eterno, individual e atemporal. Entendemo-lo como onisciente, onipotente e onipresente.Deus para nós é um Pai justo e a cima de tudo amoroso, não este amor egoísta que conhecemos, mas sim um amor incondicional, um amor universal se assim pudermos tentar descrever.Deus para nós não é punitivo e muito menos vingativo como vemos algumas linhas religiosas usarem frases como “Deus vai te castigar”. Deus não nos castigaria, pois ele nos ama e quem ama não pune e sim auxilia.

"Um homem sussurrou: Deus fale comigo.E um rouxinol começou a cantarMas o homem não ouviu.Então o homem repetiu: Deus fale comigo!E um trovão ecoou nos céusMas o homem foi incapaz de ouvir.O Homem olhou em volta e disse: Deus deixe-me vê-loE uma estrela brilhou no céuMas o homem não a notou.O homem começou a gritar: Deus mostre-me um milagreE uma criança nasceuMas o homem não sentiu o pulsar da vida.Então o homem começou a chorar e a se desesperar: Deus toque-me e deixe-me sentir que você está aqui comigo… E uma borboleta pousou suavementeEm seu ombroO homem espantou a borboleta com a mão e desiludidoContinuou o seu caminho triste, sozinho e com medo.Até quando teremos que sofrer para compreendermos que Deusestá sempre onde está a vida?Até quando manteremos nossos olhos e nossos coraçõesfechados para o milagre da vida que se apresenta diante denós em todos os momentos?"